Adiar ou segurar o orgasmo potencializa o prazer? Conheça mais sobre o edging
Conversamos com a sexóloga Jheniffer Nascimento para entender como funciona a técnica usada para prolongar o clímax durante o sexo
Sabe aquele momento em que estamos prestes a gozar, mas seguramos ao máximo pra aproveitar ainda mais o momento? Essa prática é conhecida como edging.
O nome vem da palavra em inglês "edge", que em tradução livre significa estar "à beira de algo" ou "estar no limite". Nesse contexto, é o que conhecemos por estar perto de alcançar um orgasmo.
A prática vem se tornando cada vez mais conhecida, especialmente por pessoas que lidam com a ejaculação precoce, já que é uma das estratégias que ajudam a tratar essa condição.
Mas por que segurar o orgasmo e quais são os benefícios da prática?
A técnica do edging pode tornar o momento ainda mais excitante, além de prolongar a sensação de prazer, por conta da constante estimulação para chegar ao clímax.
A estratégia consiste em interromper a estimulação quando estiver muito próximo do momento de chegar ao orgasmo, e depois de uma breve pausa, retomar a estimulação para então atingir o clímax - ou seja - o ponto alto de excitação.
É possível testar durante a masturbação, com seu parceiro ou parceira, usando toys… O importante é explorar diferentes formas de sentir prazer e mergulhar em sua própria sexualidade.
Outro ponto positivo de experimentar a técnica com outra pessoa, é a possibilidade de vivenciar novas formas de ter relações sexuais para além da penetração. Sabia que apenas 18% de pessoas com vulva podem alcançar o orgasmo dessa forma? O dado é de uma pesquisa do Journal of Sex & Marital Therapy, de 2018.
Existem riscos à saúde sexual?
Segundo a sexóloga Jheniffer Nascimento, não é recomendável praticar em excesso, mas sim buscar ir aos poucos para entender como você se sente após a prática.
“Não é uma garantia que a pessoa sentirá um orgasmo mais intenso, pois não sabemos como cada corpo reage diante da técnica”, comenta a profissional.
A prática pode ajudar a entender melhor sobre sua sexualidade, explorar novas formas de sentir prazer, intimidade consigo mesma(o) e com outras pessoas, além de apimentar as relações sexuais.
Como toda e qualquer experiência sexual, buscar o autoconhecimento e maneiras diferentes de potencializar o desejo de forma consciente é o melhor caminho para entender o que realmente te faz sentir prazer.