Pular para o conteúdo
Frete grátis nas compras a partir de R$ 249 🔥

Libido na gravidez e no pós-parto: entenda os altos e baixos

Ginecologista explica que oscilações hormonais são normais e esperadas nestes períodos 

 

Por Laura Loyola

 

O ‘caldeirão de bruxa’ da libido – o termo usado pela ginecologista Cidinha Ikegiri aqui no nosso blog explica os muuuitos fatores que interferem na libido sexual. Se isso acontece normalmente, imagina só no período gestacional? As mudanças hormonais da fase podem mexer ainda mais com o desejo. “A libido na gravidez e no pós-parto chegam a ser uma verdadeira montanha-russa", diz a ginecologista Raquel Moro. 

 

A real é que a libido pode variar de pessoa para pessoa e também de acordo com o período da gestação – as oscilações hormonais são comuns e fazem parte do momento para que a gravidez se mantenha e ocorra tudo bem. É o caso da influenciadora Bruna Olliveira, que deu à luz Cecília em agosto de 2021 e sentiu na pele essas mudanças. "Os 3 primeiros meses são delicados e fiquei um pouco insegura, mas depois… Foi uma grande 'loucura', transei bastante". 

 

A discussão sobre o apetite sexual vai além do período gestacional e pode também afetar o puerpério. “Nesse momento, nós temos a queda da libido, até pelos fatores físicos como estresse, cansaço e privação de sono. Além disso, as pacientes geralmente relatam secura vaginal”, explica Raquel. Bruna Olliveira, inclusive, seguiu a recomendação de usar lubrificantes nas relações na época. “Tive muito medo, é uma fase delicada. Mas os lubrificantes ajudaram bastante”. 

 

De acordo com a ginecologista Raquel Moro, é importante tranquilizar as mães e, assim, tentar driblar também os fatores emocionais: “Se a gestação é de baixo risco, não existe contraindicação de relações durante o período. E após o nascimento do bebê, é necessário entender que a libido depende de muita coisa e ter bastante calma e empatia com o momento.” Estamos combinadas? 

anterior
próxima