Pular para o conteúdo
Frete grátis nas compras a partir de R$ 249 🔥

Zero tesão? Entenda as possíveis causas da falta de libido

Psiquiatra explica que o apetite sexual pode ser afetado por uma série de fatores – e alguns deles são mais comuns do que pensamos 

 Por Laura Loyola

Libido: a palavra que define o desejo sexual instintivo carrega uma série de tabus e complexidades. Isso porque existem inúmeros elementos que podem interferir no apetite sexual. "Costumo falar que a libido feminina parece uma poção de bruxa cheia de ingredientes. É realmente muito complexa", diz a ginecologista Cidinha Ikegiri

 

A psiquiatra Olivia Pozzolo explica que vários hormônios e neurotransmissores participam do equilíbrio entre excitação e a inibição do apetite sexual. "Fatores como menopausa, contracepção, uso de álcool, drogas e medicações podem interferir na libido". Mas existem outras causas comuns que também podem afetar o desejo sexual como problemas de relacionamento (brigas, críticas, falta de confiança, má comunicação), estresse, ansiedade, depressão, baixa autoestima e exaustão.

 

E são justamente essas questões que costumam ser ignoradas. "O corpo reage ao estresse liberando adrenalina e cortisol. O estresse crônico interfere nos níveis hormonais e pode resultar em baixa da libido", explica a psiquiatra. "Além disso, insônia, má qualidade do sono e questões culturais e de educação familiar também podem abalar o apetite sexual." 

 

O que fazer, então? Em alguns casos, a avaliação médica e psicológica pode ser um caminho. Mas Olivia recomenda o diálogo com o parceiro ou parceira em primeiro lugar, para proporcionar uma maior conexão. "Em casos de depressão ou ansiedade, pode ser necessário o uso de antidepressivo para melhora do humor, mesmo alguns deles diminuindo o desejo sexual, existindo possíveis ajustes." 

 

E aqui, os velhos – e bons – hábitos saudáveis são importantes e podem dar aquela ajudinha: fazer exercício físico, dormir o suficiente para descansar, reduzir o consumo de álcool e procurar práticas para o alívio do estresse. 

 

anterior
próxima