Pular para o conteúdo

Sexestima: como a autoestima pode interferir no sexo

Especialistas explicam os impactos da autoestima na forma como nos relacionamos intimamente a sós e com o outro 

 Por Laura Loyola 

 

Não se sente confortável na hora do sexo? Tem dificuldade para relaxar no momento de intimidade com o parceiro ou parceira? Muitas vezes, nossas insatisfações sexuais podem ser expressões de baixa autoestima – que é a forma como aceitamos a nossa própria identidade. Já pensou em como algumas das queixas sexuais podem estar suuuper ligadas à forma que nos sentimos? 

 

A psicóloga e terapeuta sexual Janaína Reis explica que essa relação é definida pelo termo "sexestima", que é o sentimento de satisfação pessoal e reconhecimento de qualidades e características positivas perante a uma relação sexual. "A sexualidade humana não se limita ao ato sexual. Ela engloba emoções, afetos, sensações, pensamentos...", explica Janaína. "Uma pessoa com a sexestima positiva pode usufruir do sexo com maior liberdade. Ela passa a estar mais aberta para a intimidade e para se sentir mais confortável e entregue".

 

Nana Lima, Diretora de Impacto Think Eva/Think Olga, conta que em relação às mulheres, não existe um trabalho da autoestima feminina dentro desse universo. "Assim como na indústria da beleza, se lucra muito por oprimir e criar uma sensação de constante inadequação dos mulheres em relação ao sexo (e aos seus corpos). Nós fomos e somos excluídas do direito à sexualidade, como se o desejo sexual e a sexualidade pertencessem somente ao universo masculino", diz. 

 

E isso tem um impacto direto na maneira como nos enxergamos dentro de uma relação sexual. "Não precisamos estar dentro de um padrão para ter direito ao prazer e ao desejo. Nosso corpo é suficiente e não está a serviço de ninguém além de nós mesmas", explica. E como sempre falamos, o primeiro passo é a consciência e o diálogo. Como anda a sua sexestima? 

anterior
próxima